sexta-feira, 20 de maio de 2011

Post de ressurreição, Palestra do Maurilo e Chokito (Twix) ou Twix (Chokito)

Chuva de Twix


Em maio de 2010, a Mars causou euforia ao anunciar uma suposta chuva de Twix em São Paulo. A campanha viral foi disseminada pelas principais redes sociais com sucesso, chamou atenção e ate aí tudo parecia indicar uma estratégia criativa a caminho.
O local escolhido foi um estacionamento da Avenida Paulista, e a ação foi executada numa tarde de domingo, começando pontualmente. A partir daí, no entanto, a organização do evento desmoronou.
A forma desigual de distribuição de chocolates, jogados manualmente, misturados com uma grande quantidade de papel picado, foi motivo de descontentamento das cerca de 2 mil pessoas presentes, munidas de guarda-chuvas para arrecadar os doces. Outra consideração ressaltada nas redes sociais foi a impossibilidade de acesso ao local, já que a área da ação foi restringida após um determinado horário.
As críticas acabaram expostas principalmente no Twitter e em blogs, gerando inclusive uma página de protesto exclusiva para a ação, e acabaram criando uma polêmica que colocou a hashtag #chuvadetwix no Trending Topics Brasil.
Uma ação que poderia ter gerado grande reputação para a marca acabou, por fim, comprometendo sua credibilidade em poucos minutos.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Precisa-se de lavadores de prato

O restaurante Binnen está contratando alguém para lavar pratos. 
A agência holandesa Lowedraftfcb, de Amsterdam, criou essa propaganda para o restaurante Binnen, que estava a procura de lavadores de pratos. Simples e criativa.

Todos gostam de Sombra, mas poucos cuidam das árvores…


Esse foi o conceito criado pela agência Mood, de São Paulo, para divulgar a Fundação Amazonas Sustentável, que luta contra o desmatamento no Brasil.
A ação foi realizada nas ruas de São Paulo, colocando um adesivo em forma de sombra de árvore ao lado de tocos de árvores cortadas e a mensagem “Todos gostam de Sombra, mas poucos cuidam das árvores…”

Uma forma bem bacana de impactar e conscientizar sobre o desmatamento, que cada dia mais cresce nos grandes centros urbanos.

Facebook inspirando publicitários

Facebook Studio: site quer inspirar os criativos que pretendem investir na plataforma
Com uma mensagem que convida os internautas a conhecer um "show" publicitário, o Facebook lançou nesta terça-feira, 19, o Facebook Studio.
O site reúne trabalhos feitos para a rede social, na intenção de inspirar os criativos que pretendem investir na plataforma.
O Studio funciona como uma espécie de galeria, na qual pode-se buscar campanhas por região, idioma (ainda não há português) e outros critérios, como marcas ou setor.
A página foi criada porque o Facebook vinha sendo constantemente questionado quanto aos seus formatos "quadrados" para a publicidade, com tamanhos imutáveis e que não permitem vídeos e som.
Com a criação, a rede social dá exemplos reais do que pode ser feito, mesmo com as restrições. Há, inclusive, um guia de aprendizagem, com explicações detalhadas sobre todas as ferramentas de marketing disponíveis.
Qualquer um pode conferir os trabalhos ou contribuir com seus próprios.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Kaiser faz outdoor com abridores de garrafa

Ação comemorou 285 anos da cidade de Fortaleza.
Kaiser: outdoor com 5 mil abridores em Fortaleza
Para celebrar o aniversário de 285 anos da cidade de Fortaleza, na quarta (13) à noite, a Fischer Fala!, agência da kaiser, criou um outdoor para a marca feito com 5.000 abridores de garrafa que puderam ser retirados e levados para casa pelos consumidores.
A ação aconteceu no Aterrinho da Praia de Iracema, local onde Daniela Mercury fez um show em homenagem ao aniversário da cidade, e em poucas horas foi Trending Topic no Twitter em Fortaleza. 
“Queríamos que nosso outdoor fosse mais do que um outdoor comum. Daí veio a idéia de fazer ele de um jeito interativo. As pessoas chegavam, se relacionavam com a peça e ainda saiam com uma lembrança oferecida pela Kaiser. A combinação desta peça diferenciada com a cobertura em redes sociais fez da ação um sucesso também no twitter, onde em questão de horas alcançou o Trending Topics de Fortaleza”, diz Rafael Merel, Diretor de Criação da Fischer Fala!. 
A criação da peça é de Marcos Oliveira, Guga Diehl e Rafael Merel, que assina a direção ao lado de Marcelo Fedrizzi.

Peguei lá na Exame

Redes sociais são tendência para carreira de publicidade e marketing

As companhias entraram de vez nas redes sociais, e levaram junto as campanhas publicitárias. Como consequência, cresce a demanda por profissionais de publicidade e marketing totalmente sintonizados à onda das novas mídias.
No entanto, saber tudo sobre Twitter e Facebook é essencial, porém não é suficiente.
O novo cenário pede pessoas que "sejam uma mistura de relações públicas, psicólogo, jornalista e publicitário, mas que também tenham conhecimentos matemáticos, já que tudo pode ser medido em tempo real", diz Gil Giardelli, professor de marketing digital da pós-graduação da ESPM.
A formação tem que ir além. Para seguir a lógica e o ritmo dessa era,  o profissional precisa ter conhecimentos de edição de vídeo e fotografia para criar soluções em tempo real. Fato que requer rapidez e muita criatividade.
Junte-se a isso as habilidades típicas de quem trabalha no meio offline, como entender profundamente o mercado e os negócios do cliente, além do comportamento do público-alvo na internet.
"O grande desafio hoje é equilibrar as campanhas em todas as mídias", diz o professor. Ganha pontos quem tiver a resposta e a estratégia ideal para essa convergência.

Peguei lá na Exame

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Pesquisa detalha mapa do marketing digital

Cerca de 66% das empresas estão presentes com ações de marketing nas redes sociais

92% delas utilizam o Twitter em ações de marketing 
Levantamento da Pesquisa Marketing Visão 360º, realizada pelo Mundo do Marketing em parceria com a TNS Research International, aponta que 90% das empresas no país realizam algum tipo de ação de marketing digital.
 E-mail marketing lidera o ranking, é a ação mais realizada pelas empresas, presente em 80% delas, seguido por redes sociais com 67%, Links Patrocinados com 53% e anúncios em sites segmentados, com 45%.
A edição 2010 da pesquisa entrevistou 372 profissionais das áreas de marketing e planejamento de empresas nacionais e multinacionais dos setores de serviços, varejo, agência de publicidade, bens de consumo, consultorias, agência digital e bens duráveis. 85% dessas empresas são brasileiras e 54% são de pequeno porte.
Para Walter Sabini Junior, CEO da VIRID Interatividade Digital, empresa especializada em envio e gestão de email marketing, a pesquisa reitera a notoriedade do email marketing no planejamento de marketing das companhias.
“Trabalhamos com email marketing desde 2006 e pudemos acompanhar toda a evolução desse canal, enfatizando a importância das boas práticas e da relevância de conteúdo. Formamos empresas em relação ao aculturamento no bom relacionamento digital que deve existir e o email marketing caminha rumo à consolidação. A pesquisa foi fiel a um objetivo que buscávamos e comprova a efetividade das ações digitais por esse meio”, explica Sabini.

Peguei lá na Exame

Diretor de "Super Size Me" faz filme "dedicado" à publicidade


O controverso documentarista Morgan Spurlock, de "Super Size Me" e "Where in the World is Osama Bin Laden?", voltou-se para o mercado publicitário em seu novo filme. Sarcástico, como de costume, o diretor cutuca o cinema hollywoodiano e a prática de inserir marcas em obras cinematográficas como forma de publicizar produtos. E como o cineasta faz isso? Bebendo da mesma fonte.
No trailer de "The Greatest Movie Ever Sold", como foi nomeado o documentário, Spurlock aparece apresentando a proposta a várias empresas em busca de interessados em investir no longa. A ideia do diretor foi fazer um filme inteiramente financiado pelas marcas que são anunciadas. E Spurlock consegue: o cineasta vendeu a obra a 15 grandes empresas. Nem mesmo o título escapou de levar um logo estampado.
Embora a presença de marcas em filmes seja uma prática comum - mas nem por isso vista com bons olhos por alguns artistas, que afirmam que a propaganda derruba a integridade artística das obras -, em documentários, a prática de product placement é nova e bem menos frequente. 
Chamado de “o Inception dos documentários” pelo comediante Jimmy Kimmel, "The Greatest Movie Ever Sold" estreia em 22 de abril nos Estados Unidos, pela Sony Classics. No Brasil, ainda não há previsão para lançamento.

Peguei lá na Exame

quarta-feira, 13 de abril de 2011

10 grandes frases da publicidade brasileira

É muito interessante a ideia que alguns publicitários conseguem transmitir com pequenas frases de efeito. Veja abaixo a lista com 10 grandes frases:

1 – Não é só no futebol que é bom dar um passeio na Argentina. (Tam Viagens)

2 – Se ficar parado fosse bom, a melhor parte da balada seria a fila. (Ford – Corsa) não entendi isso, ford – corsa?

3 – Cartão-Postal. O único presente que é melhor mandar do que receber. (Havaianas)

4 – Duas razões prováveis para uma noite mal dormida: um colchão muito ruim ou uma mulher muito boa. (Colchões Ortobom)

5 - Apressado come cru, pra dar tempo de repetir. (restaurante japonês Madame Butterfly)

6-Quando uma menina vira mulher, os homens viram meninos. (Lingerie Valisère)

7-Nossos clientes nunca voltaram para reclamar. (Outdoor de uma casa de serviços funerários)

8-Brinquedo só no Natal. Bife de fígado toda semana. E depois você se pergunta por que há tanta criança traumatizada no mundo… (Brinquedos Estrela)

9-Beba-o com respeito. É provável que ele seja mais velho que você. (Conhaque Martell)

10-Nunca foi tão fácil tirar o doce da criança. (Escova dental Oral B)

BÔNUS

Quer que ele seja mais homem? Experimente ser mais mulher. (Lingerie Valisère)

Não beba só uma. Bebavárias. (Cerveja Bavária)

Nenhuma mulher quer um homem bom de pia. (Colchões Orthocrin)

Cuidado. Nesta época do ano os anúncios estão cheios de ding dings, blén bléns e ho ho hos. Mas o que eles querem mesmo é o seu 13º. (Citibank)

5 frases sobre Marketing

O maravilhoso mundo da propaganda, do marketing e da publicidade sempre traz coisas interessantes para a saúde das empresas. Confira 5 grandes frases sobre marketing.

“Marketing é criar uma marca e fixá-la na mente dos possíveis clientes.” (Al Ries)

“Marketing é uma guerra mental. São as idéias que estão na cabeça das pessoas que determinam se um produto terá sucesso ou não.” (Al Ries)

“Marketing. Aquela coisa que os empresários inventaram e os políticos descobriram.” (Eugênio Mohallem)

“Marketing não é um evento, mas um processo. Ele tem um começo, um meio, mas nunca um final, pois ele é um processo. Você melhora, aperfeiçoa, e até interrompe, mas nunca para o processo completamente.” (Jay Conrad Levinson)

“A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho.” (Peter Drucker)

Pesquisa prevê que o investimento publicitário na internet superará jornais em 2013

Uma pesquisa da ZenithOptimedia prevê que os investimentos publicitários na internet devem superar os recursos gastos com anúncios nos jornais em 2013. Segundo o estudo, o gasto publicitário na internet alcançará a marca de US$ 94,4 bilhões no mundo, contra US$ 91,2 bilhões.

Com a mudança no ranking, a internet será a segunda mídia a receber mais investimentos, atrás apenas da TV. Atualmente, a web está à frente das revistas (4º), rádio (5º), outdoor (6º) e cinema (7º).

De acordo com a previsão, a publicidade em jornais irá perder US$ 4 bilhões em todo o mundo em apenas três anos, ficando em US$ 91,2 bilhões. Já a internet, ganhará US$ 31 bilhões.

“Os gastos com anúncios nos jornais foram 51% maiores do que os investimentos na internet em 2010, mas os recursos de publicidade em jornais estão encolhendo 1,4% ao ano, com queda contínua na circulação dos jornais nos países desenvolvidos e a migração de leitores para a internet”, diz o estudo.

Peguei lá no Comunique-se

Comercial do Beijo

O comercial criado em 2006 com o título "Beijo" é um spot de 30 segundos. O conceito criativo da peça gira em torno do slogan "Alguém procura o que você tem, alguém tem o que você procura", mostrando o papel do site como um ponto de encontro para os desejos de milhões de usuários em relação ao interesse em vender e a comprar de tudo. O comercial foi produzido evidenciando o posicionamento do MercadoLivre como uma marca líder no setor do comércio eletrônico e como a melhor escolha para compradores e vendedores via Internet na América Latina.

Publicidade x Propaganda. Qual a diferença?

Apesar de serem usadas como sinônimos, publicidade e propaganda não é a mesma coisa.
No dicionário, temos as seguintes definições:
Propaganda. [Do lat. Propaganda, do gerúndio de propagare, ‘coisas que devem ser propagadas’. ] S.f. 1. Propagação de princípios, idéias, conhecimentos ou teorias. 2. Sociedade vulgarizadora de certas doutrinas. 3. Publicidade.
(Novo Dicionário Básico da Língua Portuguesa, 1994).

Vamos ao primeiro teste. Este anúncio é: ( ) Publicidade ( ) Propaganda ( ) Vô no banheiro rapidinho...

Publicidade. [Calcado no fr. Publicité.] S. f. 1. Qualidade do que é público; “a publicidade dum escândalo”. 2. Caráter do que é feito em público; a publicidade dos debates judiciais. 3. A arte de exercer uma ação psicológica sobre o político com fins comerciais ou políticos; propaganda; propaganda: agência de publicidade; “a publicidade governamental”. 4. Cartaz, anúncio, texto, etc., com caráter publicitário: “duas páginas de publicidade no jornal”. (Novo Dicionário Básico da Língua Portuguesa, 1994).

Vamos ao segundo teste. Este anúncio é: ( ) Publicidade ( ) Propaganda ( ) Que troço branco é esse? (troço é com ç?)

Etimologicamente, propaganda deriva de propagar.
E o que se propaga? Uma idéia. Propaganda tem caráter político, religioso ou ideológico. Significa disseminar idéias. Na propaganda não há uma relação de produto/serviço e consumidor. Não é relacionada à venda. Em inglês, propaganda é Propaganda.
Já a publicidade tem origem em público.
E, por ter sua origem em público, é relacionada à venda. É o anúncio comercial. Divulga e promove o consumo de bens. O anunciante paga pela divulgação. Ela tem como função despertar no público o desejo da compra e levá-lo a comprar. Em inglês, publicidade é Advertising.
Bom, espero que tenham entendido essa pequena diferença nos significados. No Brasil, essa diferença não costuma ser relevante. Contudo, em outros países confundir publicidade com propaganda pode ser o suficiente para você perder um bom emprego. Então vamos ficar atentos, né futuros colegas de profissão?
Um briefing pra vocês!

O que é Briefing? Para que ele serve?

O que seria o tal de “BRIEFING” ?

Bom, ao pé da letra, a palavra Briefing vem de uma origem Inglesa composto pelo verbo TO BRIEF (transmitir informações) e o Sufixo ING que expressa ação desse verbo.

Quando usaremos isso ?

No mundo da publicidade, mundo comercial e dentre outros, trata-se de um documento que evidencia todas as informações e orientações necessárias para que a agência, ou profissional liberal (Freelancer) trabalhe com eficácia no desenvolvimento de um determinado serviço. Briefing tem como maior finalidade, evitar problemas futuros durante o desenvolvimento de projeto.

Você poderia, resumidamente, dizer que o Briefing  é aquela reuniãozinha que você faz com o seu cliente só que tudo escrito no papel do seu jeito, seria como o cliente falando e explicando tudo o que ele quer em seu site “no popular” e você anotando no Briefing como Programador, WebDesigner e outros.

Marca cria embalagem que lembra consumidor de economizar água

Honrando a tendência de desenvolver produtos orgânicos e pouco nocivos ao meio ambiente, uma empresa alemã deu um passo adiante e criou uma marca em forma de mensagem – ou o contrário, se você preferir.
A Stop the Water While Using Me! produz cosméticos com ingredientes orgânicos e/ou naturais em embalagens biodegradáveis. Além de ser fabricada com o conceito de sustentabilidade em mente, a marca lembra os consumidores todos os dias de fechar a torneira enquanto escovam os dentes ou se ensaboam.
O verso das embalagens traz avisos sobre como a Stop the Water While Using Me! se posiciona no mercado: “We: stop the use of nonnatural additives. Stop wasting energy in production. Stop adding unnecessary scents. Stop designing with toxic colours.” (“Nós: paramos de usar aditivos não-naturais, Paramos de desperdiçar energia na produção. Paramos de adicionar aromas desnecessários. Paramos de utilizar cores tóxicas.”).
O design de embalagem é da Korefe.

Whisky Ballantine's Finest cria garrafa com luz própria

O whisky escocês Ballantine´s Finest, eleito como o melhor scotch Standard do mundo por dois anos consecutivos pela Bíblia do Whisky – lança oficialmente em todo o Brasil a versão high tech Ballantine´s Equalizer.
Com luz própria nas cores azul e vermelha, a nova garrafa promete iluminar e agitar as noites dos consumidores da marca ao trazer um equalizador de som eletrônico que mostra as batidas da música que está sendo tocada no ambiente onde está.
A edição limitada poderá ser usada como objeto de decoração. Ballatine´s Equalizer será vendida em grandes redes de supermercados e delicatessens com preço sugerido de R$ 280.

Peguei lá na Exame

Coca-Cola e Domino`s dividem caixa de pizza

Em uma ação de co-branding, as embalagens das pizzas Domino`s passarão a estampar mensagens de otimismo inspiradas na nova campanha da Coca-Cola, com o tema “Razões para acreditar. Os bons são maioria”.
As caixas, comercializadas nas lojas da rede espalhadas pelo país, vêm acompanhadas de frases como “para cada tanque de guerra fabricado no mundo, são produzidas centenas de milhares de ursinhos de pelúcia” e “para cada pessoa dizendo que tudo vai piorar, há uma centena de casais planejando ter filhos”.

Peguei lá na Exame

terça-feira, 12 de abril de 2011

Marketing

As pessoas sempre pedem uma explicação sobre o que é, exatamente, marketing. Pois aí vai uma das melhores explicações, tendo como exemplo, as mulheres.

1. Você, mulher, vê um cara numa festa. Você vai até ele e diz:
"Eu sou muito boa de cama".
Isto é Marketing Direto.

2. Você está numa festa com um grupo de amigas e vê um cara. Uma delas vai até ele e, apontando para você, ela diz:
"Aquela ali é fantástica na cama".
Isto é Publicidade.

3. Você vê um cara numa festa. Você vai até ele e consegue o seu telefone. Você liga no dia seguinte e diz:
"Oi! Eu sou ótima de cama".
Isto é Telemarketing.

4. Você vê um cara numa festa. Você se levanta, ajeita o vestido, vai até ele e diz:
"Com licença".
E ajeita a gravata dele, rodando seu braço e completa:
"A propósito, eu sou muito boa de cama".
Isto é Relações Públicas.

5. Você está numa festa. Um cara se aproxima de você e diz:
"Me disseram que você é maravilhosa na cama".
Isto é Reconhecimento de Marca.

6. Você está numa festa e vê um cara. Você o convence a ir para casa com a sua melhor amiga.
Isto é Representação de Vendas.

7. Sua amiga não o satisfaz e ela liga para você.
Isto é Suporte Técnico.

8. Você está a caminho de uma festa quando se dá conta de que poderia haver um monte de caras em cada uma das casas pelas quais está passando. Você sai do carro e, do meio da rua, grita bem alto:
"EU SOU FANTÁSTICA NA CAMA!"
Não faça isso: Isto é Spam.

Que lição podemos tirar desses 5 anos de Twitter ?

Não dá pra negar que o Twitter revolucionou a forma como nós nos comunicamos, em muito pouco tempo.
O sucesso estrondoso e o crescimento inesperado são resultados de uma inovação que não precisou de complexidade para mobilizar o mundo. Pelo contrário, a simplicidade é a essência que fez o serviço impactar e envolver tanta gente. E esta é a lição que podemos tirar desses 5 anos de Twitter.
Em um mundo onde os desejos modernos estão associados ao tempo e à praticidade, o potencial de uma inovação depende muito do seu grau de simplicidade.
Um vídeo com depoimentos de personalidades que utilizam o serviço foi publicado no site que celebra os 5 anos de sucesso absoluto dessa inovação, dessa revolução.
Parabéns, Twitter!
 

Peguei lá no ADivertido

Na publicidade nada se perde, nada se cria, tudo se transforma ?

Adidas “Forever Sport” – 2004

Agência: TBWA Hong-Kong

Sats Gym Club – 2011 

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Campanhas da Heineken que fizeram história

A marca Heineken costuma com freqüência utilizar em sua comunicação e campanhas publicitárias uma dose exata de inteligência aliada com muito bom humor. Um dos comerciais que utiliza uma alta dose de humor e principalmente inteligência mostra, na visão da marca holandesa, como nasceu a tradicional dança da Macarena. 


Dois filmes comerciais da HEINEKEN se tornaram emblemáticos e fizeram enorme sucesso com o público, principalmente jovem. O primeiro, intitulado “Walk in Closet”, mostra as diferentes reações de felicidades de mulheres e homens ao ingressarem em closets. O segundo, batizado de “Walking Fridge” mostra como um frigobar pode ser “ensinado” para servir uma cerveja HEINEKEN bem gelada. 



 

Peguei lá no Mundo das Marcas

sexta-feira, 8 de abril de 2011

1 ano de Lei Seca

Você ja ouviu falar em "quer aparecer, pendura uma melancia no pescoço"? Na publicidade isso também funciona muitas vezes. Ações inusitadas e muito grandes consegue além de passar a mensagem para o público "ao vivo", consegue também um grande espaço em revistas, jornais e blogs, chamado de mídia espontânea, mas não pensem que isso é facil. A agência Espalhe - SP epecializada em marketing de guerrilha, tem um departamento específico apenas para divulgar as ações nas mídias.
Quem trafega no Anel Rodoviário, na junção com a BR-040 (km 533), em Belo Horizonte, depara-se com uma garrafa inflável, de 8 m, com um carro real dentro dela. Trata-se de uma campanha do Ministério da Justiça, em conjunto com o Ministério da Saúde e a Polícia Rodoviária Federal, para lembrar o 1º ano da vigência da 'lei seca'. Outro artefato foi colocado na praça do Papa. A campanha também está sendo feita nas cidades de Brasília (DF), Florianópolis (SC) e São Paulo (SP).

Tempo extra para o sexo

Dizem que fazer anúncio de camisinha para encher portfólio é clichê de estagiário de publicidade. Mas esta ação que a McCann Erickson de Bangkoc criou para a Durex divulgar sua linha Performa foi gozada (com trocadilho) e brilhante. Para informar que a camisinha dá mais tempo para seu prazer, eles simplesmente fizeram isso em um campo de futebol:
 Para bom entendedor, a placa basta.

Peguei lá no Blogcitário

Fanta evolui em “Less Serious”

Ogilvy & Mather desenvolve campanha para mercados globais com 90% de market share.


Fanta: campanha incentivará jovens a serem mais divertidos

A Fanta, marca da Cola-Cola, lançou em Atlanta (EUA) uma campanha de marketing unificada e a maior desde 2007 dirigida a adolescentes e mães em todo o mundo em regiões que representaram 90% de vendas em 2011.
Intitulada "Less Serius", a campanha oferece uma plataforma de comercialização flexível, com personagens animados e o lançamento nos Estados Unidos de comercial veiculado no "American Idol", no canal Fox.
A campanha foi criada pela Ogilvy & Mather em parceria com a agência Psyop, uma oficina de animação, e os criadores da fábrica da Coca-Cola Happiness. Os personagens incentivam as pessoas a serem menos sérias e mais divertidas, numa atitude "cool-vibe" que apela aos adolescentes.
"Mover-se para uma plataforma de marketing global consistente é uma progressão estratégica e necessária para uma marca com presença internacional", disse Joe Tripodi, VP executivo, chefe de marketing e diretor comercial da The Coca-Cola. "Ao mesmo tempo, desenvolvemos uma plataforma que é suficientemente flexível para lidar com necessidades específicas de negócios para a marca nos diferentes mercados. Esta evolução continua com Fanta Less Seirus e demonstra nosso compromisso com a produtividade de marketing".
Na campanha, os personagens animados serão adolescentes, e Fanta vai trabalhar para incentivar as mães a serem menos rígidas. Os jovens serão incentivados a participarem de jogos interativos tradicionais e não tradicionais, e os esforços de marketing estendem-se a comerciais, anúncios, sites, banners digitais, exibidos também no interior dos PDVs.

Peguei lá na Exame

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Sexo não acontece por acaso - MTV

MTV lançou uma campanha de conscientização bem ao estilo da emissora, com um conceito simples e ousado, que automaticamente nos leva a imaginar outras situações possíveis na mesma linha. Divertido.

Peguei lá no Repertório Criativo

11 músicas que fizeram sucesso na publicidade

Apple: Love Train, do Wolfmother, e a série Silhouettes

Fundação Síndrome de Down: Fake Plastic Trees, do Radiohead

 

 Coca-Cola: What a Wonderful World, de Louis Armstrong, cantada por Joey Ramone

Mitsubishi Pajero - Forever Young, do Alphaville

 Nestlé: Emoções, de Roberto Carlos

MercadoLivre: Someone is there waiting for my song, de Aselin Debison

Fiat Punto: Shut Your Eyes, do Shout Out Louds

VISA: Today, de Smashing Pumpkins

Fiat Idea: Un Belo Dia, de Yaniel Matos Perez

Nescafé Dolce Gusto: Sex Machine, de James Brown

 Claro Teste: Should I Stay or Should I Go?, de The Clash

 

Peguei lá na Exame

A idéia que saiu do papel! Ou no papel...

Halls e Trident, ambas entre as 10 marcas que mais engajam nas redes sociais no Brasil,  acabam de dar um gigantesco passo de 4cm na visão de que fortalecer seus canais proprietários é fundamental. Trata-se do primeiro produto a estampar suas presenças no Facebook e Twitter em uma escala que supera a casa dos bilhões de papéizinhos.

Peguei lá no Blog de Guerrilha

Most Engaging Brands in Brazil: Guaraná Antarctica, Halls e Trident.

O site SocialBakers, principal fonte de análises e estatísticas no Facebook, divulgou um relatório sobre o Brasil onde listou as marcas que mais engajam seus fãs na rede social (que cresce no Brasil 6 vezes mais rápido do que no mundo – ComScore)  no mês de fevereiro de 2011.
E entre todas as marcas do mercado brasileiro presentes no Facebook, três clientes da Espalhe estão entre as TOP 10 brands based on Fan Engagement:Guaraná Antartica,Halls e Trident.
Vale ressaltar que estas 3 marcas, inclusive a primeira colocada na lista Guaraná Antartica, lançaram suas fanpages no Facebook há aproximadamente 6 meses.

Peguei lá no Blog de Guerrilha

Intervenções urbanas da Hot Wheels

Em tempos de projeção 3D, flash-mob e tecnologia digital, tem quem ainda consiga ser criativo usando antigas instalações para intervenção urbana. Quem prova isso é a Hot Wheels, que literalmente está pegando fogo no assunto.
Há alguns dias, no México, a marca mais recorrente dos carrinhos de corrida e pistas loucas fez uma instalação numa estrada, colocando 2 crianças gigantes ao lado da pista “brincando” com os carros. O efeito final é incrível:
 E essa semana eles aprontaram na Colômbia, criando um loop radical em um viaduto da cidade.
 A criação ficou por conta da agência Ogilvy & Mather.

Peguei lá na Newronio

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Dicas para um bom texto publicitário

Um texto publicitário não costuma seguir normas rígidas, mas usar palavras simples, manter o trato coloquial, fornecer informação e fazer o target sonhar sempre ajuda.
Não vou tomar seu tempo com determinada questiúncula corrente alhures, acerca de dever o texto publicitário ser curto ou longo. De cara, já vou afirmar que o texto de um anúncio não pode mesmo é ser pedante como a frase anterior (questiúncula corrente alhures, acerca de…? Que horror!). Faço a seguir algumas observações baseadas na experiência do dia–a–dia, e alerto que são apenas observações, porque não creio em normas rígidas para nada, muito menos para a elaboração de um texto publicitário.


Texto curto ou texto longo?
Muita gente – por achar que as novas gerações de consumidores representam o que não se poderia chamar exatamente de letradas, por seus níveis insuficientes de leitura e crescente apego à imagem – acredita que textos publicitários devam ser curtos ou, até, inexistentes.
É o pessoal que advoga a comunicação eminentemente conceitual, seja lá o que isso signifique. Por falar nisso, existe um ‘conceito’ por aí que diz que a atual geração (nascidos nos anos oitenta e após) é predominantemente formada por Xers (leia–se écsers), isto é, a turma do X, das opções por múltipla escolha, da linguagem de videogame, em suma, gente que não gosta de ler e quer receber a informação já mastigada, prontinha para digestão. Esta rapaziada estaria em contraposição aos boomers, no caso eu, nascido no boom populacional da década de 1950, e meus contemporâneos, os quadradões que estudaram filosofia e latim no colégio e foram obrigados a ler na marra Machado de Assis e demais expoentes da literatura em língua portuguesa (eu era um sortudo e não sabia).
Se partimos deste princípio de Xersboomers, geração isso, geração aquilo, corremos apenas o risco de alimentar preconceitos que, como já vimos, são puro veneno para a boa comunicação. O que é indispensável é conhecer bastante bem o público–alvo para falar com ele de modo a mais facilmente persuadi–lo para as virtudes do produto anunciado. Em outras palavras, faça seu texto publicitário do tamanho que você achar que deve fazer e em função do que o seu feeling disser.

Use palavras simples
Nada desse negócio de querer ganhar o Prêmio Nobel de literatura com um anúncio. Embora devamos respeitar a inteligência do Sr. Target, temos a obrigação de lembrar sempre que a simplicidade, no caso, é a mãe dos resultados. Anúncios, embora valham–se de texto e arte, não são obras artísticas a priori; são peças construídas em função de uma expectativa de vendas! Daí, a necessidade da simplicidade, o que não nos desobriga do bom gosto e dos argumentos inteligentes.
O Sr. Target não é uma pessoa só, são milhões de pessoas com bagagens culturais e vocabulários necessariamente diferentes, então não podemos nos arriscar com o uso de termos estranhos àquilo que consideramos o conhecimento do homem médio.

Coloquial é bom
Propaganda é, por definição, um ato de persuasão. E ninguém melhor para nos persuadir do que um amigo próximo, certo? A linguagem coloquial representa exatamente alguém próximo, em quem podemos confiar. O produto passa a ser esse alguém em quem podemos confiar!
Claro que não se trata, principalmente no caso da mídia eletrônica, daquele locutor com voz de travesseiro sussurrando no ouvido do Sr. Target. O coloquial, aqui, tem o sentido de proximidade, mas – atenção! – tenha sempre muito cuidado na escolha das idéias, e das palavras que as expressarão, pois, por falarmos com grupos, não iremos nos arriscar a ofender as suscetibilidades individuais de quem quer que seja, por mínima que possa parecer esta ofensa.

Informativo
É evidente que tudo depende das circunstâncias, do briefing específico, mas não poderemos jamais relegar para segundo plano o caráter informativo que o anúncio deve ter sobre características e virtudes do produto.
Se o produto tem algum ingrediente inédito, por exemplo, explique o que é e para que serve. Se houver espaço e oportunidade, mostre como este ingrediente age.
Se o produto ou serviço incorpora alguma nova tecnologia, estude–a o suficiente para estar seguro de que seu texto é realmente esclarecedor.
Algum benefício ou alguma promessa muito facilmente identificáveis devem estar claramente estampados lá no anúncio. Nada de rodeios, e nada de presumir que o Sr. Target vai entender suas intenções geniais, porém ocultas. Clareza e conteúdo na informação é metade do sucesso garantido!

E nada de preguiça
O publicitário, particularmente aquele que trabalha em Criação, é sobretudo um artesão. Por isso, fazer um bom texto publicitário também é buscar a perfeição. Tá bom, raras vezes isso é possível, porque o Atendimento e o cliente não saem mesmo do pé, ficam enchendo o saco, querem tudo para ontem, etc. Mas, quando dá, é seu dever como redator brincar com o texto até a beira da exaustão. Pesquise, vá à biblioteca mais próxima, vá à internet, procure literatura e referências sobre o tema. Escreva e reescreva o anúncio mil vezes, troque palavras, experimente sonoridades, mude as abordagens, tente o humor, tente o sentimentalismo, tente o apelo à razão, tente idéias antagônicas, tente o escambau… pois sabe–se lá qual poderá ser o resultado. Tire a primeira frase, se não fizer diferença, é porque ela estava a mais; continue fazendo o mesmo com as demais frases.
Faça isso também com algumas palavras, e preste muita atenção aos vícios de linguagem, coisas como “vai estar fazendo” em lugar de um simples “fará”, ou “temos a certeza” em vez de “temos certeza”.
E para matar a pau, enxugue ao máximo textos e idéias, porque a síntese na sua comunicação é o pulo do gato da Propaganda eficaz.

Invente!
O bom texto publicitário deve, enfim, ser trabalhado como se trabalha na confecção de um mosaico, unindo peças (as palavras) as mais variadas para obter um resultado surpreendente. Eis mais uma razão para se esforçar continuamente no desenvolvimento de um bom vocabulário, coisa que se obtém, nunca é demais lembrar, pelo exercício constante da leitura de todos os gêneros literários e de tudo que possa estar ao seu alcance.
Uma coisa eu garanto: o texto que nascer depois de muita transpiração do redator será, certamente, um ótimo texto publicitário.

Cuidado com redundâncias
As redundâncias de texto/imagem ocorrem, mais freqüentemente, no filmes publicitários, e são um desperdício de recursos. Exemplo: a imagem mostra uma maçã. E o texto diz: maçã.
Agora vejamos de outra forma. A imagem mostra uma maçã e o texto diz: a tentação do sabor. Faz muita diferença, não?
Evitar a redundância significa ganho de tempo e de espaço que poderá ser utilizado para o desenvolvimento de algo mais, como um novo argumento, uma idéia acessória, etc. Se, num filme de trinta segundos, por exemplo, tivermos redundância texto/imagem, teremos aí os mesmíssimos trinta segundos de informação. Mas se o texto ocupar trinta segundos com a informação X, e a imagem ocupar trinta segundos com a informação complementar Y, o filme continuará com trinta segundos de tempo, mas com sessenta segundos de informação. Pura malandragem para fazer o anúncio crescer; é fermento de publicitário!
Um outro cuidado a se tomar é evitar o reaproveitamento do mesmo texto para diferentes mídias (muita gente apela para este recurso). Isto, porque diante de cada mídia o comportamento do Sr. Target poderá alterar–se, e um texto que eventualmente funcione bem na TV talvez não repita o mesmo desempenho no rádio.
Finalmente, se for o caso, radicalize no combate à redundância: elimine o texto e veja se a imagem fala melhor sozinha! Não é incomum que isto aconteça.
Caso real. Antes, alerto que já no Volume 1 deste livro evitei a todo custo a reprodução de anúncios pelas razões que lá expus na Apresentação. Havia me proposto a fazer o mesmo neste segundo volume, mas abro uma exceção para um anúncio maravilhoso que eu e o Newton Cesar criamos, certa vez, e que foi um caso típico da eliminação pura e simples do texto. Era um anúncio para um cliente de varejo – Lojas Camicado, de São Paulo, SP – e Dia das Mães no calendário promocional. Note que outra imagem já havia sido produzida e o texto correspondente redigido, mas o sem–graça do Newton resolveu mudar a imagem de última hora. Quando vi o que ele tinha aprontado, decidi simplesmente eliminar o texto.

Faça o Sr. Target sonhar!
Ninguém compra produtos, compram–se promessas, compram–se benefícios. Compram–se, enfim, idealizações, projeções, sonhos. Faça, portanto, o Sr. Target sonhar.
Charles Revson, fundador da indústria de cosméticos Revlon, dizia: “na indústria fabricamos cosméticos, na loja vendemos esperança”. Ou, como dizem alguns publicitários “ninguém compra uma broca, compra buracos na parede!”
Em suma, o que o consumidor quer – e paga por isso – é a obtenção de resultados (para entender melhor a extensão do significado de “o que o consumidor quer”, veja capítulo O marketing e as necessidades humanas). Este princípio cabe perfeitamente em qualquer produto que você vá anunciar.

Zeca Martins

Peguei lá no Webinsider




Chacina no You Tube - The Expendables

The Expendables é um filme americano de 2010, dirigido e estrelado por Sylvester Stalone, com roteiro de Dave Callaham. O filme ainda conta com as atuações do ex-pugilista e indicado ao Oscar Mickey Rourke e os astros da luta-livre Steve Austin e Randy Couture. O elenco conta com inúmeros astros conhecidos por seus trabalhos em filmes de ação: Jason Statham, Jet Li, Dolph Lundgren, Bruce Willis e Arnold Schwarzenegger. Em relação a Chacina no You Tube, vejam a promoção do filme. Muito criativa.

Retrospectiva Super Bowl - Ataque do Pug

Eleito o melhor comercial do Superbowl, a Doritos detonou com esse filme super engraçado explorando o desejo de consumir o produto. Genial!

Os 10 maiores anunciantes do Brasil em 2010

Foi divulgado pelo IBOPE uma lista dos maiores anunciantes do Brasil em 2010. Mais uma vez as Casas Bahia continua liderando a lista de maior investidor do mercado publicitário brasileiro. Confira os 10 mais abaixo:
  1. Casas Bahia: R$ 3,09 bilhões
  2. Unilever Brasil: R$ 1,93 bilhões
  3. Hyundai Caoa: R$ 1.32 bilhões
  4. Ambev: R$ 1.24 bilhões
  5. Caixa (GFC): R$ 980,80 milhões
  6. Bradesco: R$ 926,19 milhões
  7. Fiat: R$ 876,90 milhões
  8. Reckitt Benckiser: R$ 830,08 milhões
  9. Procter & Gamble: R$ 734,26 milhões
  10. Volkswagen: R$ 702,97 milhões
Peguei lá no Lista 10

    Sexo grátis aqui ?

    Ótima sacada da loja Hospital das Panelas, em Brasília/DF, para promover seus serviços de conserto de panelas. Para quem lê rapidamente, o anúncio causa espanto, mas aí que está a grande jogada de marketing.
    As pessoas não tem paciência de ler anúncios grandes e essa forma de comunicação, destacando certas palavras chamativas, chamou atenção do público que passava pelo local. Uma ótima ideia, ficou perfeito.

    Peguei lá no Mundo do Marketing

    Descascando a garrafa

    Para promover a Smirnoff Caipiroska, a agência JWT criou um kit promocional fantástico onde as garrafas vinham cobertas por uma embalagem simbolizando a textura da fruta (limão, maracujá e morango) e para serem abertas é necessário descascar a garrafa. Simplesmente perfeito.

    Peguei lá no Publicitários F.C.

    Garrafa que brilha à luz negra

    É a nova embalagem da cerveja Heineken que foi desenvolvida em alumínio. Chamada de Heineken Star Bottle, quando exposta à luz negra, a tinta escondida aparece na superfície surpreendendo o consumidor com desenhos de estrela. A nova garrafa estará disponível apenas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília.

    Peguei lá no Promoview

    A publicidade agressiva usada como alternativa para ampliação de mercado

    Com uma certa frequência, nos deparamos com um tipo de publicidade que normalmente é lançada nas mídias pelas marcas que, de certa forma, buscam espaço no mercado, essa publicidade pode conter vários aspectos que evidenciam, digamos, uma "superioridade", esta "superioridade" pode estar explícita ou implícita, no final das contas, quem vai dizer se esta "superioridade" evidenciada é verdadeira ou não, é o consumidor.
    Abaixo, temos um exemplo deste tipo de publicidade:
    Eu, particularmente, gostei desta publicidade. Tudo bem que as outras duas marcas citadas de maneira implícita possuem um mercado bem definido, mas não deixam de ser concorrentes.