Apesar de serem usadas como sinônimos, publicidade e propaganda não é a mesma coisa.
No dicionário, temos as seguintes definições:
Propaganda. [Do lat. Propaganda, do gerúndio de propagare, ‘coisas que devem ser propagadas’. ] S.f. 1. Propagação de princípios, idéias, conhecimentos ou teorias. 2. Sociedade vulgarizadora de certas doutrinas. 3. Publicidade.
(Novo Dicionário Básico da Língua Portuguesa, 1994).
(Novo Dicionário Básico da Língua Portuguesa, 1994).
Vamos ao primeiro teste. Este anúncio é: ( ) Publicidade ( ) Propaganda ( ) Vô no banheiro rapidinho... |
Publicidade. [Calcado no fr. Publicité.] S. f. 1. Qualidade do que é público; “a publicidade dum escândalo”. 2. Caráter do que é feito em público; a publicidade dos debates judiciais. 3. A arte de exercer uma ação psicológica sobre o político com fins comerciais ou políticos; propaganda; propaganda: agência de publicidade; “a publicidade governamental”. 4. Cartaz, anúncio, texto, etc., com caráter publicitário: “duas páginas de publicidade no jornal”. (Novo Dicionário Básico da Língua Portuguesa, 1994).
Vamos ao segundo teste. Este anúncio é: ( ) Publicidade ( ) Propaganda ( ) Que troço branco é esse? (troço é com ç?) |
Etimologicamente, propaganda deriva de propagar.
E o que se propaga? Uma idéia. Propaganda tem caráter político, religioso ou ideológico. Significa disseminar idéias. Na propaganda não há uma relação de produto/serviço e consumidor. Não é relacionada à venda. Em inglês, propaganda é Propaganda.
Já a publicidade tem origem em público.
E, por ter sua origem em público, é relacionada à venda. É o anúncio comercial. Divulga e promove o consumo de bens. O anunciante paga pela divulgação. Ela tem como função despertar no público o desejo da compra e levá-lo a comprar. Em inglês, publicidade é Advertising.
Bom, espero que tenham entendido essa pequena diferença nos significados. No Brasil, essa diferença não costuma ser relevante. Contudo, em outros países confundir publicidade com propaganda pode ser o suficiente para você perder um bom emprego. Então vamos ficar atentos, né futuros colegas de profissão?
Um briefing pra vocês!