quarta-feira, 13 de abril de 2011

Publicidade x Propaganda. Qual a diferença?

Apesar de serem usadas como sinônimos, publicidade e propaganda não é a mesma coisa.
No dicionário, temos as seguintes definições:
Propaganda. [Do lat. Propaganda, do gerúndio de propagare, ‘coisas que devem ser propagadas’. ] S.f. 1. Propagação de princípios, idéias, conhecimentos ou teorias. 2. Sociedade vulgarizadora de certas doutrinas. 3. Publicidade.
(Novo Dicionário Básico da Língua Portuguesa, 1994).

Vamos ao primeiro teste. Este anúncio é: ( ) Publicidade ( ) Propaganda ( ) Vô no banheiro rapidinho...

Publicidade. [Calcado no fr. Publicité.] S. f. 1. Qualidade do que é público; “a publicidade dum escândalo”. 2. Caráter do que é feito em público; a publicidade dos debates judiciais. 3. A arte de exercer uma ação psicológica sobre o político com fins comerciais ou políticos; propaganda; propaganda: agência de publicidade; “a publicidade governamental”. 4. Cartaz, anúncio, texto, etc., com caráter publicitário: “duas páginas de publicidade no jornal”. (Novo Dicionário Básico da Língua Portuguesa, 1994).

Vamos ao segundo teste. Este anúncio é: ( ) Publicidade ( ) Propaganda ( ) Que troço branco é esse? (troço é com ç?)

Etimologicamente, propaganda deriva de propagar.
E o que se propaga? Uma idéia. Propaganda tem caráter político, religioso ou ideológico. Significa disseminar idéias. Na propaganda não há uma relação de produto/serviço e consumidor. Não é relacionada à venda. Em inglês, propaganda é Propaganda.
Já a publicidade tem origem em público.
E, por ter sua origem em público, é relacionada à venda. É o anúncio comercial. Divulga e promove o consumo de bens. O anunciante paga pela divulgação. Ela tem como função despertar no público o desejo da compra e levá-lo a comprar. Em inglês, publicidade é Advertising.
Bom, espero que tenham entendido essa pequena diferença nos significados. No Brasil, essa diferença não costuma ser relevante. Contudo, em outros países confundir publicidade com propaganda pode ser o suficiente para você perder um bom emprego. Então vamos ficar atentos, né futuros colegas de profissão?
Um briefing pra vocês!